sábado, 12 de maio de 2012

CONHECER PARA AMAR


Defeitos?
Quem não os tem?
Você conhece alguém?
Alguém que seja perfeito?
Eu não conheço ninguém que não tenha um defeito.

Então... por que o preconceito e esta pose altivista?
Por que não me dá o direito de pertencer à tua lista?
Por que me isola do grupo e me deixa assim sem jeito?

Por causa dos meus defeitos?

Será que eu sou pior que aqueles que tens ao lado?
Vá lá que seja... e aí? Desprezar-me é o caminho?
Ajudar-me a melhorar não seria o indicado?

Coitado, não! Eu não quero ser coitado.

Eu queria desfrutar do que chamas de união.
Eu queria ser irmão e do grupo ser querido.
Queria ser recebido com a mesma empolgação.
Com aquela empolgação que recebes aos preferidos.

É tão difícil assim atender-me em meu pedido?

Eu sei. Cantando desafinei e aí você se foi. Se foi e sentenciou:
— “Ele não sabe cantar”!
“Não dá para receber, no grupo, e integrar, alguém assim, démodé, e que não saiba cantar”!

— É ‘vero’. Não sei cantar.

Mas... só quem canta que conta?
Quem não canta, não encanta?
É assim aos olhos de DEUS?

Senhores! Eu tenho outros valores!

Eu gosto de conversar... de aprender... de ensinar...
Porém não tenho com quem.
Procuro e não há ninguém.
Ninguém quer se apresentar.
Conhecer para amar.

O outro me desprezou por causa do meu chulé.
A ele não preocupou estar sendo antiético.
Nem ao menos se lembrou que mais importante é o pé.
Nem tampouco receitou o tal polvilho anti-séptico.

Estou só e infeliz.
Afastaram-me do grupo prá pouparem o nariz.
Um simples cheiro... e me excluem por inteiro.

Conhecer para amar?
Afastar prá não cheirar.
Conhecer-me? Ninguém quis.
Integrar-me não dá pé. Não sirvo. Tenho chulé.

— “Aquele outro não dá, prá conhecer e amar! Com a cara dele não vou”.

— Ainda bem que não vai. Duas caras é demais.

Mas.. quem é o outro afinal?
Também não é filho de DEUS?
Se é, não é teu irmão?
Desprezas aos irmãos teus?

Que pensa sobre, o teu DEUS?
Tens dele aprovação?
Eu penso que não tem não.

Pense na grande seara.
Um corpo, não é só cara!
Se com a cara não vais, ao todo desprezarás?

— Não me deixa aproximar por causa de um tal cecê. Prefere me excluir transformando-me num caco. Não pensa em me conhecer...
— “Não com aquele sovaco”!

— Me aceitaria sem braço?
Por certo não. — “Sem abraço”!?

— Não me acham interessante. Com braço ou sem... que horror!
Se me aceitassem um instante... e dessem um desodorante... evitariam minha dor.

— Escutem-me, por favor!
As pessoas têm valor!
Prestem-me, pois, atenção.
Não se pode pré-julgar... simplesmente desprezar... ignorar, excluir.
O que nos mandou JESUS, em relação aos irmãos?
Foi somar ou dividir?

Defeitos, quem não os tem?
Você conhece alguém?

Tu também não tens defeito?

Receba, pois, teu irmão.
Dedique-lhe atenção.
Ajude-o a se integrar.
Ele é igual a você.
Procure o conhecer...

Conhecer para amar.

(Paulo Natalino Dian)

2 comentários:

  1. Aí eu passeava pela internet e, de repente, encontro seu blog e nele a minha poesia. Que surpresa legal Suzana! Legal mesmo! Obrigado por tê-la reproduzido em seu blog e parabéns pela honestidade em preservar meu nome. Obrigado, também, pela oportunidade de conhecer "um tiquim de ti" no "Um tiquim de mim". Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Eu achei lindaaa a sua poesia, e bem o que precisamos no momento ouvir!! Sempre procuro na net coisas virtuosas, amáveis e louváveis e que possa ajudar alguém que a lê. A sua poesia pode ter certeza que ajudou-me muitooo... Nem quero pensar em julgar alguém!! Todos tem seu valor!! Obrigadaaa!!

      Excluir